Inovação educacional e formação de professores: em busca da ruptura paradigmática / Educational innovation and teacher formation: in search of paradigmatic rupture

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/08/2010

RESUMO

A dinâmica social do mundo globalizado contemporâneo e suas repercussões na educação requerem dos professores mudanças na estratégia pedagógica para superar as dificuldades que alunos têm demonstrado durante o processo de construção do conhecimento. O presente estudo, inserido na linha de pesquisa Formação e Profissionalização Docente, versa sobre a questão da inovação no âmbito educacional brasileiro. O objetivo é conhecer e analisar os conceitos e concepções que envolvem essa temática, tendo em vista sua importância nos projetos de formação de professores que almejam a melhoria da educação. O alvo foi principalmente, identificar e analisar, no período de 2005-2009, o que se tem publicado nos eventos educacionais organizados no Brasil (ANPED Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação; ANPED, ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino; REDESTRADO Rede de Estudos sobre o Trabalho Docente; Congressos Nacional e Internacional de Educação) e em Banco de dados de universidades da pósgraduação sobre essa temática, considerada como relevante. Propôs-se, ainda, analisar criticamente os desafios da universidade diante do processo de formação e profissionalização docente, evidenciando rupturas com os paradigmas tradicionais. A metodologia de natureza teórica e empírica adotada consistiu da análise bibliográfica, a qual se utilizou de parâmetros qualiquantitativos, na busca por uma melhor visualização dos resultados. Para tanto, coletaram-se informações por meio de roteiros de leituras a partir dos títulos e resumos que apresentassem as palavras inovar, inovação, mudanças, rupturas, paradigmas, práticas significativas, reformas, ou e/ou publicações, cujos títulos se referiam de algum modo à inovação. Ao todo foram catalogados 211(duzentos e onze) trabalhos, mas em virtude das limitações circunstanciais de tempo/espaço, selecionou-se para análise 36 (trinta e seis) trabalhos da ANPED - considerada no meio acadêmico a reunião mais representativa da educação no Brasil - fazendo-se um diálogo com outros dados coletados. Ressalta-se que as concepções de inovação que apareceram nessas publicações da ANPED são diversificadas. Dos trabalhos analisados no período 2005-2009, percebeu-se, quanto ao tipo de inovação abordada, que a maioria refere-se ao fazer pedagógico do professor, e que não há um número expressivo de trabalhos que caminhou na perspectiva da inovação epistemológica, defendida nessa dissertação. Os conceitos de inovação encontrados, em geral, são ambíguos, e a maioria das propostas sugeridas não é aprofundada e fundamentada. Conclui-se que a concepção de inovação é uma questão complexa e desafiadora e que, embora ainda esteja impelida pelo paradigma tradicional, é possível provocá-la a partir de rupturas epistemológicas. Assim, constroem-se novos caminhos na educação fundamentando-se em diálogos articulados entre as instituições e seus agentes.

ASSUNTO(S)

educação formação de professores inovação rupturas paradigmas. educacao 1. formação de professores 2.inovação 3. paradigmas education teacher formation, innovation ruptures paradigms.

Documentos Relacionados