Insights of local tissue damage and regeneration induced by BnSP-7, a myotoxin isolated from Bothrops pauloensis snake venom: A study of release of pro-inflammatory cytokines and expression of Matrix Metalloproteinases (MMP2 and MMP9). / Aspectos da lesão tecidual local e da regeneração induzidas pela BnSP-7, uma miotoxina isolada da peçonha da serpente Bothrops pauloensis: um estudo da liberação de citocinas pró-inflamatórias e da expressão de metaloproteases de matriz (MMP-9 e MMP-2)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Envenenamentos causados por serpentes do gênero Bothrops São caracterizados por lesão tecidual local proeminente devido à mionecrose, hemorragia e edema. A lesão tecidual aguda induzida por essas peçonhas ocorre devido à ação de diferentes toxinas presentes nas peçonhas, entre elas as fosfolipases A2 (PLA2) miotóxicas possuem um importante papel. Este estudo avaliou a progressão da lesão tecidual local e da inflamação induzidas pela BnSP- 7, uma miotoxina isolada da peçonha de Bothrops pauloensis. A expressão de MMPs (MMP-9 e MMP-2) durante os processos de degeneração e regeneração do músculo gastrocnêmio também foi investigada. A lesão tecidual local foi caracterizada por edema, necrose e inflamação avaliada até 24 horas após a inoculação de BnSP-7. A regeneração das miofibrilas, analisada ao microscópio óptico, foi observada de 72 horas à 2 semanas. A MMP-9 foi expressa nos mesmos intervalos de tempo em que observou-se o músculo em regeneração, sugerindo um envolvimento desta MMP no processo de regeneração. A MMP-2 foi expressa em todos os tempos testados. Os níveis das citocinas IL-8, IL-6, IL-1 β and TNF-α no músculo gastrocnêmio e em MPAC (células peritoneais aderentes murinas) foram avaliados após estímulo com BnSP-7, BnSP-7 modificada com BPB e a peçonha bruta de Bothrops pauloensis. As citocinas liberadas em maior quantidade pelo músculo gastrocnêmio e pelas MPAC foram IL-1β e IL-8, respectivamente. A liberação de TNF-α não foi significativa em ambos os modelos experimentais, quando comparado ao controle. Os resultados mostraram também que a modificação da BnSP-7 com BPB levou a uma diminuição da liberação das citocinas quando comparado à BnSP-7 nativa. Foi demonstrado então que a BnSP-7 induz a formação de edema e aumento da liberação de CK, citocinas (IL-6, IL-8, IL-1-1β) e expressão de MMP-9. Assim esta miotoxina pode estar agindo como um estímulo pro - inflamatório, induzindo a produção e liberação de citocinas pelas células inflamatórias e pelas células satélite, o que representa um importante papel no processo inflamatório e, consequentemente, na evolução da lesão tecidual local e da regeneração.

ASSUNTO(S)

peçonha de serpentes miotoxina inflamação genetica phospholipases a2 inflammation fosfolipase a2 metaloproteases de matriz citocinas bnsp-7. myotoxin matrix metalloproteinases cobra venenosa - veneno snake venom cytokine

Documentos Relacionados