Is the sensorial feedback fundamental for the learning of sequence of movements? / A retroalimentação é fundamental para a aprendizagem de seqüências de movimentos?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Aprendizado motor é o processo pelo qual o sistema nervoso modifica suas respostas motoras. Sendo um processo implícito, tem como principais características o desenvolvimento lento, baseado em um grande número de repetições, cujos resultados só podem ser verificados através da modificação no desempenho. Os modelos atuais de aprendizado motor consideram a realimentação sensorial fundamental para o processo à medida que permite, com base nas informações sensoriais resultantes da repetição anterior, o aperfeiçoamento da próxima tentativa. Baseados nestes modelos, as condutas fisioterapêuticas têm utilizado a realimentação sensorial como uma importante ferramenta para melhorar o desempenho motor de pacientes com disfunções nervosas, principalmente no início do treinamento. De fato, numerosos trabalhos confirmam a importância da realimentação no processo de aprendizado. Entretanto, novas evidências têm indicado, direta e indiretamente, que a influência da realimentação para o aprendizado não é completamente conhecida. Diante da importância do assunto para o melhor conhecimento do processo de aprendizado e fundamentação das técnicas fisioterapêuticas, este trabalho teve por objetivo investigar a influência da realimentação sensorial sobre o aprendizado de uma nova habilidade motora. Com este objetivo, analisamos o desempenho imediato e até 28 dias depois de uma única sessão de treino (4 blocos de 600 movimentos), realizada sob 4 diferentes condições de restrição sensorial: (1) nenhuma restrição; (2) restrição das aferências visuais; (3) restrição das aferências visuais e táteis e (4) restrição completa de aferências (prática mental), em 40 indivíduos jovens saudáveis (idade média = 26,6 + 3,59 anos). A tarefa estudada consistiu em movimentos seqüenciais de oposição dos dedos mão dominante (direita). Os resultados analisados, por meio da Análise Multivariada para medidas repetidas, mostraram que a condição de treino não influenciou o desempenho imediato e tardio, tanto em termos de acurácia como de velocidade. Assim, a melhora no desempenho conseqüente do processo de aprendizado não depende, necessariamente, das informações sensoriais procedentes dos ensaios anteriores para aprimorar a habilidade, pois o sistema nervoso é capaz de rapidamente avaliar a disponibilidade sensorial proporcionada pelas condições de treino e desenvolver estratégias igualmente eficientes para programar os movimentos, aperfeiçoando o desempenho tanto em termos de velocidade como de acurácia. Os resultados deste estudo questionam se a ênfase dada à realimentação sensorial nos treinamentos fisioterapêuticos, realmente, são essenciais para a melhora de desempenho e indicam que é necessário fundamentar melhor os princípios de tratamento utilizados.

ASSUNTO(S)

percepção somestésica somesthetic perception feedback imagination percepção visual visual perception feedback motor learning imaginação aprendizagem motora

Documentos Relacionados