"It isn t psychological or "tangled by illness" : an antropological approach about attendance to "somatizers" / "NÃo e psicologico" ou "enrolado pela doença" : uma abordagem antropologica sobre um atendimento aos "somatizadores"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A pesquisa teve como objetivo inicial apreender as re-configurações dos saberes e práticas médico-psiquiátricas, no contexto atual de expansão da procura e oferta desses serviços e de uma rebiologização nas explicações destes saberes. Paradoxalmente os "fenômenos não explicados organicamente" constituem um grande desafio ao campo e são descritos frequentemente pelo fenômeno de "somatização", nome dado a um programa de pesquisa e atendimento à  população e objeto dessa pesquisa. Se no referido contexto o trato a estes sofrimentos a partir de uma visão organicista e unidirecional mostra-se insuficiente, a incorporação de psicoterapias e da psicanálise no tratamento cotidiano da clientela também não se mostra isenta de dificuldades e dilemas. Buscou-se compreender também como a própria classificação e elaboração do diagnóstico e prognóstico são realizadas segundo as representações e visão de mundo dos profissionais do programa, estreitamente coadunada com a visão psicologizante de Pessoa, configurando universos de valor diversos que são fundamentais de serem apreendidos para melhor compreensão e reflexão das questões e dificuldades em jogo no atendimento.

ASSUNTO(S)

serviços de saude publica disturbios de somatização mental health national health care psyquiatry psiquiatras - aspectos antropologicos saude mental - aspectos antropologicos somatization disorder

Documentos Relacionados