Literatura e memÃria em Pedro Nava: a ficcionalizaÃÃo da experiÃncia â por uma poÃtica do passado. / Literature and memory in Pedro Nava: the ficcionalizaÃÃo of experience - by a poetics of the past.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho aborda a obra memorialista de Pedro Nava no contexto da ficÃÃo contemporÃnea, refletindo sobre as fronteiras e os cruzamentos, entre memÃria, histÃria e ficÃÃo. O fundamento do trabalho està no âestatutoâ da representaÃÃo, sua conformaÃÃo no texto literÃrio, relativamente à perspectiva do romance memorialÃstico e as marcas mais frequentes nesse tipo de narrativa. Memorialista cauteloso, o autor constrÃi o seu relato fundamentado nÃo apenas em suas recordaÃÃes, mas tambÃm em documentos guardados e pesquisas sobre os fatos da Ãpoca a qual està narrando, fotografias de pessoas e de eventos dos quais participou. Esse conjunto de "elementos de apoio" fundamenta a âverdadeâ do seu relato e completa as lacunas da memÃria. O olhar sobre a obra de Pedro Nava, justifica-se pela mudanÃa significativa da forma do relato, que se transforma num objeto estÃtico, especialmente a partir de Galo-das-trevas: as doze velas imperfeitas (1981). Ao tratar do inÃcio de sua atuaÃÃo profissional, Nava redimensiona seu projeto memorialista inicial e a narraÃÃo passa a ser conduzida por um narrador onisciente que narra em terceira pessoa. Esse fato muda o fulcro da narrativa para a vida de seu alter ego: Josà Egon de Barros Cunha, assumindo uma nova direÃÃo e rearticulando o "pacto autobiogrÃfico", transformando-o em "pacto romanesco". Esta reflexÃo encontra respaldo teÃrico em Santo Agostinho (s/d), May (1982), Halbwachs (1990), Lejeune (1983), Bergson (1990), entre outros.

ASSUNTO(S)

memÃria e histÃria memÃria e ficÃÃo pedro nava memory and history memory and fiction pedro nava letras

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