Localização e orientação dos quimiorreceptores de CO2 e/ou pH envolvidos no controle dos reflexos cardio-respiratórios e da respiração aérea em jeju, Hoplerythrinus unitaeniatus (Teleostei, Erythrinidae).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O presente estudo determinou a localização e orientação dos quimiorreceptores de CO2 e/ou pH, analisou as respostas cardio-respiratórias e a freqüência de respiração aérea em jeju (Hoplerythrinus unitaeniatus) durante hipercarbia gradual (1, 2.5, 5, 10 e 20% de CO2) e meio ácido (pH ~ 7, 6.0, 5.8, 5.6, 5.3 e 4.7) (1, 2, 3, 4 e 5 mM de HCl). A orientação dos quimiorreceptores foi determinada pela aplicação de uma série de injeções com diferentes soluções hipercárbicas (5, 10 e 20% de CO2) na veia caudal (interna) e na cavidade bucal (externa). Para distinguir a orientação dos quimiorreceptores de CO2 e do H+, foram aplicadas soluções ácidas (HCl) de mesmo pH encontrado nas soluções hipercárbicas internas (pH 5.1, 4.9 e 3.7) e externas (pH 5.6, 5.3 e 4.7), não havendo resposta significativa em relação à injeção controle. Em outro grupo de animais foram injetadas soluções ácidas (30, 40 e 50 mM de HCl), previamente testadas, que diminuíram o pH extracelular sanguíneo a valores aproximados aos encontrados durante a aplicação das soluções hipercárbicas internas e externas. A localização foi determinada por denervações bilaterais do IX (glossofaríngeo) e X (vago) nervos cranianos dos arcos branquiais. Durante estes procedimentos foram registradas a freqüência cardíaca, pressão arterial, freqüência e amplitude ventilatória. Os resultados indicaram que a localização dos quimiorreceptores de CO2/pH no jeju que controlam as respostas cardio-respiratórias são exclusivamente branquiais e os receptores estão orientados externamente. O jeju responde a hipercarbia de 5% de CO2 com uma bradicardia, hipertensão e aumento na freqüência e na amplitude ventilatória; e concentrações acima de 5% apresentam um efeito anestésico. As respostas cardíacas são mediadas por quimiorreceptores de CO2/pH localizados nas brânquias, tanto no 1 arco branquial quanto nos demais e as respostas respiratórias são mediadas preferencialmente por quimiorreceptores localizados no 1 arco branquial. Além disso, a hipercarbia também induz a respiração aérea em animais intactos e com o 1 arco branquial denervado. A denervação dos 4 arcos branquiais não aboliu completamente a respiração aérea, o que sugere que os quimiorreceptores envolvidos nesta resposta estão localizados em sítios extrabranquiais. As vii mudanças nas concentrações externas e internas de H+ ou no meio experimental não afetam as respostas cardio-respiratórias e freqüência de respiração aérea a menos que acompanhado pela hipercarbia.

ASSUNTO(S)

hoplerythrinus unitaeniatus peixe - fisiologia fisiologia respiração aérea quimiorreceptores de co2/ph controle cardio-respiratório

Documentos Relacionados