Maja Nua : processos composicionais
AUTOR(ES)
Soares, Carlos Walter Alves
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Este trabalho descreve os processos de composição das peças: Seis Movimentos para Quinteto de Metais; As Canções do Livro do Tempo, para voz e Violão, com poemas de Carlos Nejar; Cavalo Ferido, em cinco movimentos para órgão solo; e Maja Nua, para orquestra. A estética de cada peça é oriunda de atitudes composicionais especulativas e distintas. No decorrer do texto estabelece-se uma distinção entre procedimentos técnicos que geram resultantes estéticas e a projeção estética que impulsiona as tomadas de decisões composicionais. Os processos de composição enfocados são particulares de cada peça, envolvendo rigidez estrutural e composição intuitiva. A estruturação do ritmo e outros parâmetros utilizando matrizes numéricas foram os fundamentos técnicos que orientaram a composição dos Seis Movimentos para Quinteto de Metais; As Canções do Livro do Tempo e Cavalo Ferido foram compostas por processos mais intuitivos; e, Maja Nua, que considero a composição mais importante deste portfólio, já no planejamento inicial busquei, a justaposição de momentos rigidamente estruturados a momentos compostos intuitivamente.
ASSUNTO(S)
soares, carlos walter alves composição musical analise musical processos composicionais : música
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/6802Documentos Relacionados
- Polyakanthos : processos composicionais
- Cartas celestes : uma uranografia sonora geradora de novos processos composicionais
- Clarice Lispector : mascara nua
- Villa-Lobos compositional processes, a theoretic guide
- Eterna Ciklo : inter-relações entre concepções estéticas e processos composicionais na construção de um conjunto de composições