Manga (cv Tommy Atkins ) minimamente processada : desidratação osmotica e embalagem com atmosfera modificada. / Minimally processed mango (cv Tommy Atkins ) : osmotic dehydration and modified atmosphere packaging.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O consumo de alimentos minimamente processados aumentou enormemente nos últimos anos e promoveu o desenvolvimento de novas tecnologias baseadas em processamentos leves, com o objetivo de manter o frescor do produto e aumentar sua resistência à degradação. A proposta do presente trabalho foi apresentar uma alternativa para o processamento mínimo de manga (Mangifera indica cv "Tommy Atkins") por desidratação osmótica leve seguida de embalagem com atmosfera modificada passivamente e estocagem refrigerada. As melhores condições para a desidratação osmótica, solução de sacarose de 65oBrix, temperatura de 30oC por 1h sob agitação contínua, foi encontrada de acordo com a literatura e por um planejamento fatorial completo, buscando a mínima incorporação de sólidos. As taxas de respiração de fatias de manga frescas e desidratadas foram medidas e amostras desidratadas foram embaladas em diferentes filmes (PEBD e BOPP/PEBD) e potes (PP e PET com tampa acoplada). O filme PEBD foi escolhido para o estudo de vida de prateleira por diversas razões, incluindo a permeabilidade do filme na temperatura de estocagem e a manutenção da qualidade da fruta. Amostras desidratadas osmoticamente sob atmosfera modificada duraram 18 dias. Amostras controle foram a fruta fresca embalada em ar atmosférico (vida de prateleira de 8 dias) e a fruta fresca com atmosfera modificada (11 dias). Análises físico-químicas, microbiológica e sensorial durante a vida de prateleira atestaram o efeito positivo da desidratação osmótica e da atmosfera modificada na manutenção da qualidade de fatias de manga.

ASSUNTO(S)

mango osmotic dehydration shelf life desidratação osmotica modified atmosphere packaging manga vida de prateleira embalagem sob atmosfera modificada

Documentos Relacionados