Mito : o sagrado no cinema contemporaneo : o caso "Dracula" de F. F. Coppola

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DATA DE PUBLICAÇÃO

1997

RESUMO

O presente trabalho pretende trazer à discussão o estudo das mitologias em uma abordagem mais próxima dos meios de comunicação, entendendo o Mito como uma Linguagem Simbólica e verificando sua manutenção enquanto reflexo do Sagrado e modelo exemplar para os seres humanos, tentando desvendar em que medida, nas sociedades contemporâneas, estes mesmos temas são incorporados e recriados pela indústria cinematográfica através de suas realizações. Num primeiro momento, definimos o conceito de Mito válido para o projeto, já que existe uma profusão de interpretações para o termo. Para isso, utilizaremos os estudos de dois dos mais profícuos pesquisadores do tema: Joseph Campbell e Mircea Eliade. Após essa definição inicial, traçamos um conciso panorama do caminho que a linguagem mitológica percorreu na "civilização ocidental". A seguir, partimos para uma exposição de algumas manifestações artísticas do século XX como formas que o Mito assume nas sociedades contemporâneas: festas populares, atividades artísticas como dança, literatura, artes visuais, etc., e finalmente, a linguagem cinematográfica. Nesse momento, percorremos um pouco da história do cinema para esclarecer até que ponto essa linguagem incorporou conquistas de outras áreas e as utilizou em seu próprio proveito, modificando-as ou recriando-as. Finalmente, através da escolha de um tema mítico, a batalha entre o Bem e o Mal, chegamos à análise do filme em questão: o Drácula de F.F.Coppola. Através de uma análise fílmica particular, verificamos a medida em que o referido filme utiliza a linguagem mitológica e simbólica

ASSUNTO(S)

mito vampiros cinema religião

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