Mito rasgado : performance e Cavalo Marinho na cena "in processo" / Torn Mith: Cavalo Marinho and Prformance in the work "In process"
AUTOR(ES)
Luciana de Fatima Rocha Pereira de Lyra
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
A presente pesquisa visa explicitar o processo de criação de uma poética em performance, cujo roteiro apóia-se na mitologia pessoal - por intermédio da persona Joana d?Arc -, e no percurso artístico autoral, o qual se fundamenta em dois pólos: o da incursão na polifonia cênica - proposta pela Arte de Performance ? e o de vivência identitária no espetáculo de Cavalo Marinho pernambucano (Bumba-meu-boi). Na trajetória desta investigação processual, foram desveladas intersecções entre as duas expressões cênicas acima mencionadas, incluindo-se aí a presença do mythos em ambas as vertentes de Performance Cultural, como são conceituadas, ressaltando-o como aquele que dá enlevo à criação espetacular e à atuação. É a partir da articulação entre o mito, enquanto narrativa intertextual, e a linguagem interseccional (Performance-Cavalo Marinho), que se aponta a Poética do Teatro Rasgado, calcada na seguinte tríade de matrizes cênicas: sacralidade (mito), ancestralidade (memória) e ludicidade (jogo)
ASSUNTO(S)
cavalo marinho performance (arte) mitologia performance in the work in process torn mith cena
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000388358Documentos Relacionados
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