Larissa Antonia BellÃ
2012Esta dissertaÃÃo tem como objetivo analisar quatro museus virtuais com conteÃdos de arte afro-brasileira e/ou africana, bem como as propostas educativas desenvolvidas por essas instituiÃÃes nos seus respectivos sites, como possibilidades para a contribuiÃÃo na formaÃÃo dos professores de Artes Visuais. Pretende-se que este estudo colabore para a implementaÃÃo da Lei 10.639/2003, sob uma perspectiva fundamentada no multiculturalismo crÃtico. A formaÃÃo de professores à um tema que ganha espaÃo no campo da educaÃÃo como forma de reflexÃo sobre o protagonismo deste profissional da educaÃÃo na busca por um ensino de qualidade. A web torna-se um instrumento potencializador na formaÃÃo de professores de Artes Visuais, para o desenvolvimento de aptidÃes diante das tecnologias contemporÃneas que a escola e o mundo atual necessitam. A perspectiva multicultural crÃtica preconiza a valorizaÃÃo de todas as culturas, respeita a diferenÃa e busca a inclusÃo social, polÃtica e cultural de todos os grupos humanos nos diversos espaÃos sociais com igualdade de direitos e de oportunidades. Com o multiculturalismo crÃtico permeando as aÃÃes pedagÃgicas, a escola figura como importante espaÃo social, legitimador de padrÃes e posturas, assim como pode enaltecer os grupos minoritÃrios que passam por situaÃÃes de discriminaÃÃo e intolerÃncia. Assim sendo, os museus virtuais com conteÃdos de arte afro-brasileira e/ou africana tornam-se fontes eficazes para que o professor amplie o repertÃrio teÃrico na sua formaÃÃo inicial e/ou continuada, a fim de corrigir injustiÃas praticadas aos afro-brasileiros. Realizamos um recorte a partir da observaÃÃo de sites que trabalham com o tema da arte afro-brasileira e/ou africana e colhemos uma amostra de quatro sites como objeto, problematizando-os frente a um instrumento criado a partir da sistematizaÃÃo de alguns estudos que analisam sites educativos, como um estudo piloto descrito por Bellà e Fonseca da Silva (2010) e tambÃm um estudo elaborado por Portella (2003). Outros estudos na Ãrea de sites de museu, igualmente colaboraram na pesquisa como Yamamoto (2001), Miranda (2001) e Rico et al (2009). A amostra, a coleta e a anÃlise dos dados basearam-se numa abordagem qualitativa, empÃrica, descritiva e analÃtica. Os quatro sites escolhidos representam quatro instituiÃÃes culturais com sede fÃsica, todas brasileiras e que disseminam conteÃdos na perspectiva da Lei 10.639/2003, que procuram resgatar a histÃria e a memÃria dos afro-brasileiros no Brasil, em consonÃncia com a Ãfrica e com as prÃticas culturais brasileiras. Na classificaÃÃo dos museus virtuais, utilizada neste trabalho, constatamos que o Brasil nÃo possui museu virtual de arte afro-brasileira e africana com todos os recursos hipermidiÃticos que poderia oferecer. Como resultado, pudemos observar que os sites utilizam poucas possibilidades que a web pode proporcionar ao usuÃrio, como maior armazenamento de acervo e conteÃdos, maior interatividade e participaÃÃo do usuÃrio nos processos de criaÃÃo dos sites, mas trazem fontes teÃricas e conceituais, bem como prÃticas ocorridas em suas instituiÃÃes fÃsicas que podem dar subsÃdios de qualidade na formaÃÃo dos professores de Artes Visuais no tocante à Lei 10.639/2003