Musicalidade(s) e ressonâncias psíquicas: variações subjetivas e destinos à pulsão
AUTOR(ES)
Tavares, Leandro Anselmo Todesqui, Hashimoto, Francisco
FONTE
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-09
RESUMO
O presente artigo presta-se a relacionar alguns importantes conceitos da psicanálise, tais como a pulsão invocante, a experiência pática do estranho e as possibilidades de gozo e destinos da pulsão, enredados pela via da Psicanálise Implicada circunscrita ao campo teórico de Freud e Lacan. Tomamos a música como uma enigmática poética do indizível e do inaudito que se articula aquém e além do significante. A experiência musical pode suscitar rearranjos psíquicos, e sua singular função de contágio pode propiciar a transmissão de um real inaudito que mobiliza o campo pulsional, sendo capaz de promover diferentes destinos ao pathos.
ASSUNTO(S)
psicanálise musicalidades pulsão invocante pathos
Documentos Relacionados
- Próteses psíquicas: a psicofarmacologia como biotecnologia e a téchne trágica da psicanálise
- As ressonâncias subjetivas da mudança de nome
- Música e clínica: sonoridades e variações subjetivas
- DESTINOS DA PULSÃO INVOCANTE NA DIREÇÃO DA ANÁLISE
- Exercitar as Funções Psíquicas: Ortopedia Mental como Método de Ensino das Classes Especiais (1930)1