Noites não mencionadas : um olhar para o gosto de cereja
AUTOR(ES)
Malcon Clemenceau Lautenschlager Arriaga
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
A dissertação é um estudo do filme O Gosto de Cereja, de Abbas Kiarostami, em conjunto com iluminuras diretamente ligadas ao universo islâmico e tendo por pano de fundo algumas reflexões sobre o Islam. Foi estabelecida uma correspondência entre a via espiritual de conhecimento islâmico, conhecido como Mi?raj Namah, ou Viagem Noturna do Profeta Mohammad e o deslocamento do personagem central do filme em busca de alguém que o ajudasse em seu suicídio. Em paralelo com os Sete Céus da Jornada Sagrada, foram criados sete personagens que trouxeram para o cinema o sentido possível da concepção desta Viagem. Além disso, buscando compreender e levantar questões sobre aquele universo, foram entremeadas algumas iluminuras do Oriente Médio, e fotografias de autoria de Kiarostami. A partir dos estudos de Henri Corbin sobre os sábios do Islam, foi apresentado o corpo conceitual que permite ao leitor aproximar-se de seu mundo. O objetivo do trabalho é mostrar o cinema, a possibilidade e necessidade da abertura a um outro modo de olhar a própria realidade em que estamos imersos e colaborar no questionamento de seu caráter de realidade supostamente pronta e acabada
ASSUNTO(S)
islamismo coronelismo memory cinema imagem work xiismo
ACESSO AO ARTIGO
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