O cavaquinho na obra de Waldir Azevedo
AUTOR(ES)
Ana Claudia Cesar
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Esse trabalho procura descrever o caminho do instrumento cavaquinho como peça fundamental na formação do choro como gênero musical; além disso, a pesquisa expõe como o compositor e instrumentista Waldir Azevedo conseguiu transformar o cavaquinho de instrumento acompanhador em instrumento solista, através da criação e execução de suas obras. Para isso foi feita, inicialmente, uma abordagem histórica sobre o choro e uma pesquisa bibliográfica sobre Waldir Azevedo. Foram selecionadas quatro obras do autor, consideradas de fundamental relevância para este trabalho, e foi realizada uma análise musical para suas interpretações ao cavaquinho. Através dessa análise, foi possível perceber uma metodologia específica utilizada por Waldir Azevedo para a execução e construção de suas obras
ASSUNTO(S)
música urbana choro cavaquinho waldir azevedo musica urban music choro cavaquinho waldir azevedo
Documentos Relacionados
- Arquitetura campestre na obra de Ramos de Azevedo. A arquitetura rural campineira: a Fazenda São Vicente em Campinas
- Entre o violoncelo e o cavaquinho: música e sujeito popular em Machado de Assis
- Uma leitura crítica da obra "Era uma vez um rio" de Martha Azevedo Pannunzio
- O (des)velar do erotismo na Lira dos vinte anos de Álvares de Azevedo
- O satanismo na obra de Julio Perneta