O compositor frente à sua peça

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O presente memorial está dividido em duas partes, a primeira trata da situação do compositor de frente à sua própria peça. Partindo do modelo tripartite da semiologia de Jean Jaques Nattiez, é proposto um deslocamento do observador com o intuito de oferecer uma ferramenta analítica a ser utilizada pelo compositor na análise de seu próprio trabalho. Após a formulação teórica, esta primeira parte é encerrada por uma breve análise de uma das peças do portfólio apresentada como uma primeira aproximação ao funcionamento do modelo analítico e como exemplo das questões que estão se debatendo tais como material, objeto musical entre outros. Esta análise é seguida por uma critica composicional que por sua vez dá lugar a alguns comentários de outra das peças do portfólio. A segunda parte trata do problema composicional especifico que fora trabalhado durante o mestrado; a saber, o relacionamento entre tempo e forma. Num primeiro momento se estabelece um debate teórico para logo dar lugar à análise de outra peça do portfólio que exemplificará o funcionamento de um dispositivo formal proposto como possível solução ao binômio tempo/forma.

ASSUNTO(S)

music composition composição musical tempo : musica analytical models time forma : musica análise musical form

Documentos Relacionados