O lugar é aqui e o tempo é agora: Uma investigação do desenho como registro do cotidiano

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta dissertação tem como objetivo investigar o desenho em algumas possibilidades de atuação como registro do dia-a-dia. Possui também a intenção de refletir acerca dessas possibilidades, lançando olhares sobre a relação entre arte e cotidiano, e entre indivíduo e cotidiano. Considerado por muito tempo como técnica coadjuvante, o desenho vem se firmando como uma possibilidade artística autônoma, e seu potencial tem se expandido, englobando aspectos anteriormente considerados alheios ao seu âmbito. Esse meio de expressão tem se mostrado um elo entre o artista e sua subjetividade, através de trabalhos que lidam com emoção, experiências pessoais e sentimentos. Pesquisa-se, aqui, o desenho, como uma prática inserida diretamente na vida do individuo contemporâneo que se movimenta de forma ampla no espaço, que lida com as complexas questões ligadas ao tempo e que se relaciona com o ambiente, principalmente através do olhar. Do ponto de vista teórico, este trabalho se apóia nas reflexões de Michel de Certeau, que propõe a invenção do cotidiano graças às artes do fazer, e também de Gaston Bachelard, que focaliza o espaço como possibilidade de vivência de situações seqüestradas pelo tempo. Jean Baudrillard aponta maneiras de lidar com objetos, Walter Benjamin com o colecionismo, e Roger Chartier com os livros. O esgarçamento de limites entre escrita e imagem, amparado por Michel Foucault, neste estudo, é visto pelo víeis da produção dos diários e livros-deartista, através dos quais se ampliam o significado e o formato implícitos na idéia do códice. É aí que comparecem Roland Barthes, Maurice Blanchot e outros teóricos ligados à noção de livro, escritura e produção de sentidos.

ASSUNTO(S)

espaço e tempo em arte teses. teses eba. grandinetti, letícia crespo, 1969- narrativas pessoais teses. desenho séc. xxi teses.

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