O mundo dos monstros. Estudo sobre France/tour/détour/deux/enfants, de Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville / The world of the monsters a study on France/tour/détour/deux/enfants, by Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville.
AUTOR(ES)
Wagner Perez Morales Junior
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
07/10/2011
RESUMO
France/tour/détour/deux/enfants é uma série produzida em 1979 por Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville para a televisão francesa que foi ao ar em abril de 1980 pelo canal Antenne 2. Esta dissertação tem como objetivo contextualizar essa fase da obra godardiana em parceria com Miéville, indicando procedimentos internos à produção dessa série que cristalizaram o processo de experimentação iniciado por Godard em trabalhos antecedentes (sobretudo nas produções com o Grupo Dziga Vertov, assim como na série Six fois deux: sur et sous la communication, de 1976) e que desaguaram na sua produção posterior em vídeo, particularmente Histoire(s) du Cinéma (1989). Este trabalho é dividido em dois capítulos: Tour e Détour. O primeiro situa historicamente a produção da série, contextualizando o diálogo que ela estabelece com videoartistas contemporâneos a Godard e Miéville que, desde o final da década de 1960, viam a televisão como um lugar passível de ser povoado pela arte. O segundo capítulo, Détour, parte da noção de desvio e busca investigar como ela se materializa na construção formal da série. Nesse sentido, o texto incorpora a própria noção de desvio a fim de propor uma análise da obra que privilegia alguns de seus elementos: o quadro, a margem, a manifestação do feminino, o uso do slow motion, os gestos e o rosto. A conclusão aponta para o esquecimento ao qual France/tour/détour/deux/enfants foi submetida como um exemplo da tendência televisiva em anular toda e qualquer tentativa de criação de caráter experimental e crítico realizada em seu seio, seja fadando-as à desaparição, seja relegando-as a um estado de exceção.
ASSUNTO(S)
anne-marie miéville anne-marie miéville cinema cinema desvio detour deviation jean-luc godard jean-luc godard slow motion slow motion televisão television video vídeo videoart videoarte
Documentos Relacionados
- A influência do Grupo Dziga Vertov no cinema de Jean-Luc Godard
- Professora Dra. Anne-Marie Chartier
- Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de Jean-Luc Godard
- Gaps in eternity: time and repetition in the theather of Jean-Luc Lagarce
- Contribuição a uma reflexão sobre a moral negociada nos estudos da catástrofe-e-representação: arte e dor em Jean-Luc Godard