O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
AUTOR(ES)
Alípio, Alisson
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classificada, com base em referenciais teóricos, como: melódica, harmônica, motívica e polifônica. Ao analisar as digitações usadas em transcrições, e compará-las às desta pesquisa, concluímos que se pode ter autonomia para contestar uma digitação grafada, pois ela reflete nada mais que as decisões do seu autor, sejam musicais ou técnicas. A partir disto, podemos deduzir que elas se alteram conforme as nossas próprias decisões.
ASSUNTO(S)
violão : transcrição musical classical guitar fingering melodia polifônica digitacao transcription motive polyphonic melody
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/28065Documentos Relacionados
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