O que os cartões de pré-natal das gestantes revelam sobre a assistência nos serviços do SUS da Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil?

AUTOR(ES)
FONTE

Cad. Saúde Pública

DATA DE PUBLICAÇÃO

2012-09

RESUMO

Objetivou-se avaliar a completude de informações sobre assistência pré-natal nos cartões de gestantes, segundo a cobertura do serviço de saúde pública: Estratégia Saúde da Família (ESF), Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e unidade básica de saúde (UBS) tradicional, na Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil. Um estudo seccional selecionou aleatoriamente 1.006 cartões de puérperas em maternidades da região escolhida para a pesquisa. A completude dos cartões de pré-natal foi avaliada pelos critérios de Romero & Cunha, que mensuram a qualidade numa escala decrescente de excelente (incompletude < 5%) a muito ruim (incompletude > 50%). De forma geral, o preenchimento das informações nos cartões foi ruim (incompletude > 20%), contudo, no ESF o cartão é mais bem preenchido do que no PACS e nas UBS, principalmente para vacinação antitetânica (p = 0,016) e pesagem gestacional (p = 0,039). Concluiu-se que a qualidade da assistência pré-natal no SUS da Região Metropolitana da Grande Vitória encontra-se distante das políticas nacionais de saúde materno-infantil.

ASSUNTO(S)

saúde materno-infantil cuidado pré-natal avaliação em saúde qualidade da assistência à saúde políticas públicas de saúde

Documentos Relacionados