Obtaining significance levels for Kruskal-Wallis, Friedman and nonparametric multiple comparisons tests. / Obtenção dos níveis de significância para os testes de Kruskal-Wallis, Friedman e comparações múltiplas não-paramétricas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2000

RESUMO

Uma das principais dificuldades encontradas pelos pesquisadores na utilização da Estatística Experimental Não-Paramétrica é a obtenção de resultados confiáveis. Os testes mais utilizados para os delineamentos com um fator de classificação simples inteiramente casualizados e blocos casualizados são o de Kruskal-Wallis e o de Friedman, respectivamente. As tabelas disponíveis para estes testes são pouco abrangentes, fazendo com que o pesquisador seja obrigado a recorrer a aproximações. Estas aproximações diferem dependendo do autor a ser consultado, podendo levar a resultados contraditórios. Além disso, tais tabelas não consideram empates, mesmo no caso de pequenas amostras. No caso de comparações múltiplas isto é mais evidente ainda, em especial quando ocorrem empates ou ainda, nos delineamentos inteiramente casualizados onde se tem número diferente de repetições entre tratamentos. Nota-se ainda que os softwares mais utilizados em geral recorrem a aproximações para fornecer os níveis de significância, além de não apresentarem resultados para as comparações múltiplas. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar um programa, em linguagem C, que realiza os testes de Kruskal-Wallis, de Friedman e de comparações múltiplas entre todos os tratamentos (bilateral) e entre os tratamentos e o controle (uni e bilateral) considerando todas as configurações sistemáticas de postos ou com 1.000.000 de configurações aleatórias, dependendo do número total de permutações possíveis. Dois níveis de significância são apresentados: o DW ou MaxDif , baseado na comparação com a diferença máxima dentro de cada configuração e o Geral, baseado na comparação com todas as diferenças em cada configuração. Os valores do nível de significância Geral assemelham-se aos fornecidos pela aproximação normal. Os resultados obtidos através da utilização do programa mostram, ainda, que os testes utilizando as permutações aleatórias podem ser bons substitutos nos casos em que o número de permutações sistemáticas é muito grande, já que os níveis de probabilidade são bastante próximos.

ASSUNTO(S)

language programming inferencia estatística c language statistical inference nonparametric statistics análise de variância linguagem c analysis of variance estatística não paramétrica statistical method método estatítico linguagem de programação

Documentos Relacionados