On clutch size and hatching success of the South American turtles Podocnemis expansa (Schweigger, 1812) and P. unifilis Troschel, 1848 (Testudines, Podocnemididae)

AUTOR(ES)
FONTE

Anais da Academia Brasileira de Ciências

DATA DE PUBLICAÇÃO

2003-12

RESUMO

Dados sôbre tamanho da ninhada e viabilidade dos ovos foram colhidos na literatura para 7 praias tradicionalmente usadas por P. expansa para reprodução, e re-analisados por análise de regressão, do número de ovos sobre o número de fêmeas (ou de ninhos) e de filhotes sobre ovos postos. Todas as regressões foram lineares, passando pela origem, e com altíssimos coeficientes de determinação. O tamanho médio da ninhada variou de 75 a 123, e mostrou diferenciação geográfica: (i) Rio Orenoco, (ii) Rio Trombetas + Rio Branco e (iii) Rio Juruá + Rio Purus. A viabilidade média não mostrou diferenciação geográfica, ficando em cerca de 83%. Em P. unifilis também houve diferenciação geográfica, as amostras da região de Iquitos tendo valores muito altos. A viabilidade média foi alta: apenas uma amostra, de Iquitos, teve sucesso inferior a 90%. Os altos valores do coeficiente de determinação levam à consideração do volume dos ovos, que se revelou muito variável em ambas espécies, em contradição com idéias correntes sobre teoria do volume ótimo dos ovos.

ASSUNTO(S)

reprodução de quelônios viabilidade tamanho da ninhada teoria de tamanho ótimo do ovo podocnemis expansa podocnemis unifilis

Documentos Relacionados