Outro modernismo em Minas: a trajetória marginal de Inimá de Paula
AUTOR(ES)
Julio Cesar Martins
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
10/08/2011
RESUMO
O tema desta dissertação é analisar a obra do pintor mineiro Inimá de Paula (1918 - 1999) em perspectiva histórica, sob a hipótese de ser sua trajetória marginal à história do modernismo em Minas Gerais, centrada na figura do pintor e professor Alberto da Veiga Guignard e seus discípulos. Inimá participou da difusão e implantação do modernismo brasileiro no Ceará e no Rio de Janeiro nas décadas de 1940 e 50 antes de retornar para Minas em meados da década de 1960, onde consolidou sua carreira. A trajetória do artista testemunha um caminho atípico e discreto dentro da história da arte brasileira e que talvez por essa mesma razão constitui uma fonte instigante e provocadora, que levanta novas possibilidades de interpretação da modernidade artística no Brasil em termos históricos e críticos.
ASSUNTO(S)
inima, 1918- critica e interpretação teses. guignard, 1896-1962 critica e interpretação teses. modernismo (arte) minas gerais teses. modernismo (arte) brasil teses. arte brasileira teses. arte história teses. pintores minas gerais teses. teses eba.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8PBJ9LDocumentos Relacionados
- Estrada de ferro Vitória a Minas: conversas de beira de linha
- As "mina" de Minas: acomodações e resistências de mulheres nas Minas Gerais
- Língua e cultura do norte de Minas: a toponímia do município de Montes Claros
- Ética médica nas Faculdades Integradas do Norte de Minas: percepção do estudante
- TESSITURAS DAS PAISAGENS MINEIRAS NO PROGRAMA FILME EM MINAS: DESAFIOS PARA O TURISMO CINEMATOGRÁFICO