Ouvir, contar e criar histÃrias: um estudo sobre a imaginaÃÃo de adolescentes no contexto escolar. / Listening, telling and creating histories: a study about teenagersâs imagination in a scholar context.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

13/12/2011

RESUMO

A partir de uma perspectiva que pretende abordar o potencial de criaÃÃo dos adolescentes e favorecer um ambiente propÃcio ao desenvolvimento saudÃvel, de modo à ressignificar as relaÃÃes bem como as representaÃÃes atribuÃdas a eles, o presente estudo objetivou investigar a imaginaÃÃo enquanto uma funÃÃo psicolÃgica superior capaz de favorecer a configuraÃÃo de novos sentidos pelos adolescentes em relaÃÃo à escola, ao ensino e à aprendizagem. Assumem-se, como referencial teÃrico-metodolÃgico os pressupostos da Psicologia HistÃrico-Cultural, sobretudo os de Vigotski. Buscou-se, ainda, refletir sobre o conceito de imaginaÃÃo da perspectiva assumida por alguns filÃsofos. Foram sujeitos da pesquisa alunos do 6 ano do ensino fundamental de uma escola pÃblica da rede municipal de uma cidade do interior de SÃo Paulo, e para a construÃÃo das informaÃÃes foram utilizadas histÃrias como materialidade mediadora. A anÃlise das informaÃÃes foi organizada em cinco nÃcleos de significaÃÃo, cujos sentidos sobre imaginaÃÃo foram acessados e discutidos. Como resultados evidencia-se a importÃncia de investir na imaginaÃÃo como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e como meio, tambÃm, de dar voz aos adolescentes e realizar uma educaÃÃo em que o aluno à sujeito e protagonista de sua histÃria.

ASSUNTO(S)

adolescence historical-cultural psychology histories psicologia imaginaÃÃo adolescÃncia psicologia histÃrico-cultural histÃrias imagination

Documentos Relacionados