PADRÕES DE PROJETO NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS
AUTOR(ES)
Daniel Welfer
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
Essa dissertação apresenta componentes de software para processamento e análise de imagens digitais e um sistema capaz de controlá-los de forma organizada. Os componentes precisam ser funcionais, flexíveis, legíveis e de fácil manutenção. Assim, alcançar esses requerimentos básicos é uma necessidade no processo de desenvolvimento de software. Componentes de software são projetados para serem usados em uma variedade de ambientes. A arquitetura da linguagem de programação utilizada, no caso Java, permite que os programas sejam montados a partir de blocos de software. Dessa forma o projetista pode incorporar facilmente esse componente em uma aplicação, necessitando conhecer apenas sua interface de entrada e saída. No entanto, encontrar a abstração certa para construir software reutilizável não é uma tarefa fácil. Mesmo os projetistas mais experientes em orientação por objetos freqüentemente precisam revisar um projeto várias vezes antes de conseguir uma solução apropriada. Por essa razão, a idéia de padrões de projeto tem ganhado terreno rapidamente, desde que estabelece uma solução para um certo problema de projeto. Estes padrões especificam uma maneira para construir, estruturar e manipular entidades de software em um estilo racional visando, principalmente, gerenciar a sua complexidade no domínio de processamento digital de imagens para assegurar a sua qualidade. Nesse trabalho foram construídos componentes para segmentação de imagens baseado em filtros de convolução, para melhoria da qualidade da imagem através do processo de equalização automática, para armazenamento da imagem em arquivos gráficos de diferentes formatos, na criação de um componente para visualizar o histograma, na visualização da imagem na tela através de interface gráfica, na conversão da imagens coloridas para tons de cinza e no processo de limiarização.
ASSUNTO(S)
software engineering programação orientada por objetos linguagem de modelagem unificada engenharia de producao object oriented paradigm unified modeling language padrões de projeto engenharia de software design patterns
ACESSO AO ARTIGO
http://coralx.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=959Documentos Relacionados
- Uma arquitetura para o desenvolvimento de aplicações de visão computacional e processamento digital de imagens em sistemas embutidos
- Utilização de padrões de análise no desenvolvimento de modelo para sistemas de gestão empresarial
- Refatoração de sistemas Java utilizando padrões de projeto: um estudo de caso.
- Projeto de operadores de processamento e analise de imagens baseados na transformada imagem-floresta
- Processamento de imagens digitais para utilização no desenvolvimento de um software para estimar o peso de suínos vivos.