Parallel program performance analysis and prediction on NOW systems. / Avaliação e predição de desempenho de programas paralelos em redes de estações de trabalho.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

Processamento distribuído tem sido utilizado amplamente para melhorar o desempenho de aplicações com alta demanda computacional. Diferentes arquiteturas e topologias distribuídas têm sido pesquisadas e utilizadas para prover o alto desempenho, proporcionando assim o recurso necessário para a exploração do paralelismo presente nas aplicações. A facilidade para construir sistemas computacionais de alto desempenho a partir de estações de trabalho interligadas através de redes de alta velocidade, aliada ao custo relativamente baixo e ao crescente avanço da tecnologia de circuitos integrados, possibilita a montagem de redes de computadores de baixo custo para a execução de aplicações paralelas. Devido a este fato, diversos sistemas de software para redes de estações têm sido desenvolvidos, visando a integração dos componentes distribuídos para a agregação das suas capacidades de processamento. No entanto, o processo de desenvolvimento de aplicações é complexo e difícil, dado que são necessários identificar o paralelismo existente nestas aplicações, e providenciar as comunicações necessárias. Neste trabalho, é apresentada uma proposta de metodologia de análise e predição de desempenho de programas paralelos, implementados com interface de passagem de mensagem (MPI), em ambientes de redes de estações de trabalho. É definida neste trabalho uma extensão da classe de grafos de tempo T-graph, denominado T-graph*, que representa, em alto nível, os programas paralelos instrumentados com MPI no nível de grafos. Com a construção de um grafo nesta classe, é possível conhecer o fluxo da execução do programa, do ponto de vista algorítmico. Ainda, é definida uma outra classe de grafos, denominada DP*Graph, que representa os programas paralelos com alto grau de detalhes, como mostrar de forma clara pontos de ocorrência de comunicação entre os nós de processamento do sistema computacional. Em paralelo com recursos e técnicas de modelagem analítica, são definidas estratégias para a avaliação de desempenho dos sistemas computacionais envolvidos. Uma vez obtidas as representações em grafos do programa paralelo e junto com as modelagens já refinadas e definidas, é possível efetuar avaliações necessárias e obter assim predições de desempenho, baseadas em dados experimentais obtidos previamente. Finalmente, os resultados experimentais obtidos mostram a viabilidade da metodologia definida nesta proposta, tanto a sua utilização e quanto à coerência das estratégias aplicadas neste trabalho.

ASSUNTO(S)

now system performance analysis sistema distribuído análise de desempenho sistema de estações de trabalho distributed system predição de desempenho performance prediction

Documentos Relacionados