Parâmetros sanguíneos de cordeiros alimentados com dietas contendo diferentes níveis de farelo de crambe em substituição ao farelo de soja.

AUTOR(ES)
FONTE

ZOOTEC NA AMAZÔNIA LEGAL

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Objetivou-se avaliar alguns parâmetros sanguíneos em cordeiros alimentados com dieta contendo farelo de crambe em substituição ao farelo de soja. Foram utilizados 40 cordeiros, com peso médio de 23 kg, distribuídos em delineamento em blocos casualizados com quatro tratamentos e 10 repetições cada. O experimento teve duração de 44 dias, precedidos de 14 dias adaptação às dietas. Os tratamentos compreenderam níveis de farelo de crambe em substituição ao farelo de soja na dieta (0,0; 30; 60 e 90%). As dietas foram isoprotéicas e isoenergéticas com proporção volumoso:concentrado de 35:65. As amostras de sangue foram coletadas antes e logo após o período de confinamento para mensurações bioquímicas. Os parâmetros bioquímicos não apresentaram diferenças significativas em relação aos níveis de farelo de crambe, mas observou-se um aparente aumento da enzima ALP e diminuição da TGO, que indica alteração na função hepática. A substituição do farelo de soja pelo farelo de crambe na dieta de cordeiros, não altera os parâmetros bioquímicos do sangue.

ASSUNTO(S)

ovino cordeiro nutrição animal alimento para animal alimento alternativo crambe subproduto farelo soja crambe abyssinica sangue

Documentos Relacionados