PATRIMÔNIO CULTURAL: DISCUSSÕES, PRÁTICAS E REFLEXÕES (PROPOSTA DE REIMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNÍCIPIO DE GOIÂNIA)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A presente pesquisa visa a discutir e refletir a reimplantação de um curso de capacitação em Educação Patrimonial para os professores da Rede Municipal de Educação do município de Goiânia. No ano de 2004, ocorreu a primeira iniciativa, quando 49 educadores participaram de um curso de Educação Patrimonial, porém esse projeto, que possuía uma dimensão maior (além do curso em si), não se desenvolveu. O presente trabalho surgiu a partir de um curso de Educação Patrimonial realizado em uma escola municipal. Tal curso formou 11 educadores que se tornaram multiplicadores em uma turma do Ensino Fundamental selecionada. A viabilidade do presente projeto se fundamenta em dois referenciais: um trabalho de Educação Patrimonial realizado em uma escola municipal de Goiânia, que serviu de referência para a estruturação desse projeto; uma análise qualitativa realizada com os professores que participaram do primeiro curso de Educação Patrimonial (2004), acerca do aproveitamento daquele evento e de sua extensão às suas atividades acadêmicas.

ASSUNTO(S)

antropologia archaeological and cultural heritage teacher training multiplier heritage education educação patrimonial patrimônio cultural e arqueológico formação de professores multiplicadores

Documentos Relacionados