Perfil molecular obtido por RAPD-PCR para a praga quarentenária para o Brasil, Agrotis segetum (Lepidoptera, Noctuidae).

AUTOR(ES)
FONTE

Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

O mundo passa por mudanças no desenvolvimento sustentável da agricultura, na segurança dos alimentos e na comercialização de produtos agropecuários. Medidas quarentenárias desempenham papéis importantes contribuindo para barrar a entrada de organismos exóticos contribuindo de forma preponderante para sustentabilidade ambiental e do agronegócio brasileiro. Agrotis segetum é uma praga de expressão quarentenária para o Brasil. Ela compõe a ?Coleção biológica de referência de insetos exóticos? da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. O perfil molecular para essa praga foi determinado por meio de RAPD-PCR. O protocolo molecular otimizado deverá ser aplicado quando da suspeita ou interceptação da praga no país, contribuindo para a concretização de ações quarentenárias e no estabelecimento e desenvolvimento de um banco de marcadores moleculares baseados em RAPD para insetos exóticos. A técnica de RAPD-PCR (Polimorfismo de DNA Amplificado ao Acaso) se baseia na amplificação do DNA gerando simplicidade e rapidez a baixos custos ao mesmo tempo em que facilita a identificação de uma praga quarentenária.

ASSUNTO(S)

agrotis segetum praga quarentenária brasil coleção biológica de referência de insetos exóticos embrapa recursos genéticos e biotecnologia perfil molecular rapd-pcr

Documentos Relacionados