Founders painters of Academy of Fine Arts of Bahia : João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) and Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913) / Pintores fundadores da Academia de Belas Artes da Bahia: João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) e Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913).
AUTOR(ES)
Viviane Rummler da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
O trabalho Pintores fundadores da Academia de Belas Artes da Bahia: João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) e Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913) foi desenvolvido como atividade do Curso de Mestrado em Artes Visuais (MAV) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com inserção na linha de História da Arte Brasileira (ênfase Norte / Nordeste). Tem como objeto de pesquisa os pintores Miguel Navarro y Cañizares e João Francisco Lopes Rodrigues, integrantes do grupo de fundadores da Academia de Belas Artes da Bahia, hoje Escola de Belas Artes (EBA) da UFBA, da qual o primeiro foi fundador-idealizador e o segundo professor-fundador. Nesse estudo é investigada cientificamente a atuação artística e profissional /institucional, bem como são analisadas obras dos referidos pintores. São consideradas suas relações profissionais e artísticas com o meio sócio-cultural e a citada Academia de Belas Artes. Desse modo busca-se compreender contextos e contribuições para a institucionalização acadêmica do ensino das artes plásticas na Bahia. Tal pesquisa compreendeu duas fases. Uma indireta, que se constituiu de uma pesquisa bibliográfica (ou de fontes secundárias) e documental (ou de fontes primárias). A segunda, direta, compreendeu pesquisa de campo. Nesta, foram utilizadas técnicas de observação direta intensiva para estudo analítico-descritivo da produção artística dos biografados. Na pesquisa indireta aplicou-se as abordagens próprias da História da Arte: biográfica, sociológica e histórica. É feita descrição e análise de documentos e manuscritos encontrados, muitos deles até aqui inéditos na literatura, como também análise de dados bibliográficos, além da descrição de obras localizadas, sendo algumas inéditas. Considera-se que esta pesquisa contribui para o preenchimento de lacunas na busca de compreensão sobre a vida e atuação dos dois artistas em pauta, assim como de parte da história dos primórdios do ensino acadêmico das artes na Bahia.
ASSUNTO(S)
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