Pintura, historia e herois no seculo XIX : Pedro Americo e "Tiradentes Esquartejado"
AUTOR(ES)
Maraliz de Castro Vieira
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
A tela Tiradentes esquartejado, de Pedro Americo, produzida em 1893, pertencente ao acervo do Museu Mariano Procópio de Juiz de Fora (Minas Gerais -Brasil), representa, em grande formato, o corpo esquartejado do protomártir da República brasileira, executado em 1792 por crime de lesa-majestade, acusado de liderar um movimento pela Independência do Brasil. A leitura iconográfica da tela acentua a gênese de seu processo criativo, identificando a proposta inicial do artista em apresentar Tiradentes esquartejado não como tela isolada, mas compondo uma narrativa sobre a Conjuração Mineira, estruturada na forma de tragédia, enfatizando a fragilidade do movimento. A tela insere-se nos dilemas da criação do panteão nacional republicano, em pleno ocaso da pintura histórica na cultura ocidental. As vicissitudes da produção, circulação e recepção da imagem permitem compreender seu esquecimento por mais de meio século e atualidade. A análise do método de trabalho de Pedro Americo denota o intenso diálogo com a história da arte, assim como o processo de desconstrução dos heróis no conjunto da obra do artista, enfatizando sua consonância com a pintura internacional do final do século XIX e originalidade Resume: La toile Tiradentes écartelé de Pedro Americo, peinte en 1893, appartient à Ia collection du Musée Mariano Proc6pio de Juiz de Fora ( Minas Gerais - Brésil).Ellereprésente,engrand format, le corps écartelé du protomartyre de Ia République brésilienne, exécuté en 1792 pour crime de lese-majesté, accusé de commander un mouvement pour l indépendance du Brésil. La lecture iconographique de Ia toile souligne Ia génese de son processus créateur, tout en identifiant Ia proposition initiale de l artiste de présenter Tiradentes écartelé non en tant que toile isolée mais comme une narration de Ia Conjuration "Mineira", structurée sous Ia forme d une tragédie qui révele Ia fragilité du mouvement. La toile s insere dans les débats de Ia création du panthéon national républicain, en pIein déclin de Ia peinture historique dans Ia culture occidentale. Les vicissitudes de Ia production , de Ia circulation et de Ia réception de l image nous menent à comprendre l oubli dont cette toile a été victime pour plus d un demi siêcle ainsi que son actualité. L analyse de Ia méthode de travail de Pedro Americo étonne aussi bien pour son intense dialogue avec l histoire de l art que pour son processus de déconstruction des héros dans l ensemble de son oeuvre, en soulignant sa consonance avec Ia peinture intemationale de Ia fin du XIXe siêcle et son originalité
ASSUNTO(S)
pedro brazilian art tiradentes history arte brasileira - historia idolos e imagens iconography americo
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000374342Documentos Relacionados
- Pintura, loucura e cultura (1956)
- No limite da pintura, da fotografia e do cinema
- Representações do corpo leitor na pintura artística brasileira do século XIX e início do século XX : contribuições para a história das práticas de leitura
- Delirium e confusão mental no século XIX: uma história conceitual
- Historia de quilombolas : mocambos e comunidades de senzalas no Rio de Janeiro - seculo XIX