Práticas de responsabilidade social empresarial e mudanças no ambiente institucional: estudo de caso no setor citrícola paulista.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Nas últimas décadas tem crescido a mobilização e a preocupação da sociedade com temas associados à ética, cidadania, direitos humanos, desenvolvimento econômico e sustentável e inclusão social. Neste sentido, organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar desempenhos ambientais, econômicos e sociais adequados, controlando os impactos de suas relações, processos, produtos e serviços na sociedade, de forma consistente com sua política e com seus objetivos de responsabilidade social. No entanto, muitas dúvidas persistem a respeito do que seja ser socialmente responsável na prática, assim como no discurso. Apesar de já existirem, de modo geral, indicadores que sinalizam para a mudança de mentalidade e posturas das empresas quanto ao seu engajamento no espaço social, as razões que provocaram tal engajamento ainda geram dúvidas. Provavelmente, tais razões devem ganhar contornos específicos em realidades também especificas, o que acaba por exigir estudos em diferentes ambientes. Daí a importância desse estudo: a contribuição para compreender como a responsabilidade social empresarial se configura no setor citrícola paulista. Assim, o objetivo deste trabalhado é desenhar um arcabouço de responsabilidade social empresarial no setor citrícola do Estado de São Paulo e para tanto, realizou-se um estudo de caso com três diferentes atores importantes desta cadeia produtiva. Com este estudo buscou-se construir uma análise do entendimento destes, no tocante a ser socialmente responsável, abordando a dinâmica existente no ambiente institucional do setor, que reforça a adoção e estruturação de ações relativas a responsabilidade social empresarial. Como resultado percebeu-se que as ações de responsabilidade social são ações adaptativas às pressões sofridas por cada ator, bem como são isomórficas dentro de cada segmento pois, no caso do setor em estudo, pode-se verificar a existência de realidades, poder e legitimidade bem diferente entre os atores. Constatou-se, também, que as atividades foram abraçadas pelos profissionais de recursos humanos e que a responsabilidade social empresarial passou a ser vista como uma ferramenta de gestão.

ASSUNTO(S)

citric section setor citrícola novo institucionalismo new institutionalism social responsibility engenharia de producao industrial social responsibility responsabilidade social da empresa

Documentos Relacionados