Processo de criação do intérprete: estudo de dedilhados na Aquarelle de Sérgio Assad.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho apresenta um estudo sobre a relação entre procedimentos de dedilhados e interpretação musical de violonistas. A partir da idéia de que o instrumentista é um criador que maneja ferramentas para a sua produção tais como timbre, dinâmica, articulação, tempo e técnica instrumental demonstramos que as escolhas dos procedimentos de digitação atuam como um fator expressivo da individualidade de cada violonista. Nossa pesquisa foi direcionada à análise e elaboração de dedilhados na Aquarelle para violão solo, composta por Sérgio Assad (1988). Analisamos e comparamos as digitações de mão esquerda elaboradas pelo próprio compositor da peça com nossas propostas de dedilhados; devido à falta de dedilhados de mão direita na edição da peça, foi impossível comparar nossas propostas com as digitações de mão direita do compositor. Entretanto, utilizamos as gravações de Eduardo Isaac e Aliéksey Vianna como parâmetros para a comparação de mudança de timbres nos dedilhados de mão direita. Como resultado de nossa pesquisa, encontramos inter-relações entre procedimentos técnicos de performance violonística, já estabelecidos na bibliografia, e a elaboração e análise de digitações; criamos novos termos operacionais de dedilhados; indicamos diretrizes para a elaboração de dedilhados; relacionamos técnicas de dedilhados com seu resultado sonoro; e relacionamos as digitações de mão esquerda às digitações de mão direita. Nossa investigação revelou que é possível encontrar, mesmo em peças de execução complexa, dedilhados diversos para ambas as mãos. Observamos também que o processo de dedilhados descrito nesta dissertação pode ser útil na performance de outras peças do repertório violonístico.

ASSUNTO(S)

digitação violão aquarelle musica guitar sérgio assad dedilhados aquarelle fingering interpretação musical musical interpretation sérgio assad

Documentos Relacionados