Processos Fonográficos e Música de Tradição Oral em Pernambuco

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Durante todo o século XX a tecnologia de áudio contribuiu muito para o desenvolvimento da etnomusicologia. Inicialmente com a criação do fonógrafo e de técnicas de registro sonoro, possibilitando o desenvolvimento dos arquivos fonográficos e, posteriormente, com a crição de tecnologias que apresentassem melhor qualidade sonora, menor custo e conceitos mais adequados aos novos paradigmas da disciplina, mesmo sabendo que até meados do século XX a etnomusicologia não apresentava esta denominação, orientação metodológica ou abordagem científica. Apesar da importante contribuição da tecnologia de áudio para a etnomusicologia, observa-se que os processos fonográficos podem influenciar os resultados acústicos de tradições musicais gravadas. Este trabalho busca compreender como diferentes conceitos e procedimentos de produção fonográfica podem influenciar o resultado acústico dos fonogramas e, conseqüentemente, a estrutura estético-musical de manifestações transmitidas por tradição oral no Estado de Pernambuco. Para tanto, é composto de pesquisa bibliográfica sobre as principais produções científicas em tecnologia de áudio na etnomusicologia, pesquisa de campo com técnicas de entrevistas, questionários e observação direta de contextos e pessoas importantes da produção musical e da música de tradição oral no Estado. Outro aspecto importante para a realização da pesquisa foi a experiência adquirida ao longo de alguns anos de trabalho em etnomusicologia e tecnologia de áudio, além do trabalho diário no Estúdio do Centro de Difusão e Realizações Musicais do SESC - Casa Amarela (PE - Brasil), voltado, principalmente, para música erudita brasileira e música brasileira de tradição oral. Este trabalho demonstrou que o processo de produção fonográfica pode influenciar os resultados acústicos de manifestações de tradição oral, propocionando diferenças entre a sonoridade do contexto de performance e a sonoridade da mídia. Assim, conceitos impróprios para a produção deste tipo de música parecem contribuir, indiretamente, para a ocorrência de mudanças nas estruturas sociais destas manifestações. Dessa forma, os processos fonográficos representam um importante tópico de estudos para a etnomusicologia alertando para questões de mudanças na música após um processo de produção, além de evidenciar lacunas na disciplina sobre questões de poder e pertinência relacionadas à produção musical. Finalmente, foi possível concluir que fatores físicos ou conceituais do processo de produção da música de tradição oral a influenciam, por vezes, de forma irreversível tanto do ponto de vista artístico-cultural quanto sócio-político e filosófico.

ASSUNTO(S)

produção fonográfica ethnomusicology pernambuco oral tradition music phonographic production etnomusicologia musica música de tradição oral pernambuco

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