Artigos científicos, teses e dissertações
Publicados nas melhores instituições de ensino

Qual conduta adotar para paciente infantil com múltiplas lesões de cárie de mamadeira?

Além da utilização inteligente do flúor gel ou verniz com flúor para remineralização das lesões, preconiza-se, quando necessário, a utilização de cimentos de ionômero de vidro como material adequador do meio bucal e o agente cariostático, para paralisação das lesões cariosas. A reabilitação bucal só deve ser realizada após o controle da cárie rampante

.

A orientação dos pais assume papel importantíssimo e faz parte do processo de controle dos fatores de risco para a cárie de mamadeira. Eles devem ser orientados a suspender a mamadeira assim que a criança seja capaz de beber em uma xícara. Alertar sobre o efeito das mamadas noturnas nos dentes dos bebês e desencorajar o uso de mamadeiras e chupetas açucaradas.

Além disso, devem ser orientados a realizarem a escovação com pasta fluoretada. A recomendação do Ministério da Saúde (Guia de Recomendações para o Uso de Fluoretos no Brasil, 2009) é do uso de pequena quantidade de pasta de dentes infantil fluoretada, com concentração de flúor em torno de 1100 PPM

. A Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda o uso de pastas de dentes em bebês e crianças, que não sabem cuspir, na quantidade equivalente a um grão de arroz (0,1g); e, nos que sabem cuspir a quantidade equivalente a um grão de ervilha (0,3g).

Atributos da APS

Garantir o acompanhamento odontológico das crianças na APS, visando à prevenção e ao tratamento de possíveis doenças bucais já instaladas. A Estratégia da Saúde da Família é um importante espaço para as ações de educação e prevenção em saúde bucal.

1. Abdo RCC, Nunes DN, Salles N. Revisão de literatura cárie rampante, etiologia e soluções de tratamento . Rev. Univ. Alfenas. 1998; 4:159-63. Disponível em:

2. Rezende LN, Santos FCS, Santos Neto M, Santos FS. Cárie rampante de mamadeira em crianças de 2 a 5 anos: revisão de literatura. J Manag Prim Health Care. 2014; 5(2):219-29. Disponível em:

3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia de Recomendações para o Uso de Fluoretos no Brasil. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília: Ministério da Saúde; 2009. Disponível em:

4. Associação Brasileira de Odontopediatria. Manual de referência para procedimentos clínicos em Odontopediatria. São Paulo: Associação Brasileira de Odontopediatria; 2009. Disponível em:

COMO SALVAR SEU TCC