"Que acorde é esse aí?" pluralidade : o processo criativo da ressignificação de estruturas harmônicas e melódicas

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este trabalho propõe-se a discutir a questão da ressignificação de acordes e linhas melódicas conhecida como pluralidade(s), a partir das perspectivas imbuídas em publicações teóricas relacionadas ao jazz, compreendendo ainda o papel desse conceito na prática e no processo criativo de instrumentistas. A questão da pluralidade é explorada na dissertação como fio condutor que estabelece um diálogo entre as perspectivas relativas à ressignificação encontradas na teoria, no âmbito do jazz e na tradição teórica da música erudita ocidental, em especial, na tradição austro germânica do século XIX, onde é encontrado o conceito Mehrdeutigkeit (significado(s) múltiplo(s)) que remete a uma mesma abordagem teórica. Qual o papel da ressignificação encerrada nos conceitos de pluralidade(s) e de significados múltiplos, na análise (teoria) e no processo criativo, relacionado, em especial, à harmonia, é a questão central norteadora da pesquisa. A pesquisa bibliográfica e a entrevista não dirigida foram os procedimentos metodológicos de exploração e inquirição utilizados neste trabalho. Foram também analisadas e sistematizadas, como base na teoria escala acorde, as ocorrências da pluralidade nos vários tipos de tétrades relacionadas às escalas maior, menor melódica, menor harmônica e maior harmônica e respectivos modos, bem como em acordes simétricos e formações por superposição de tríades, considerando as relações entre os aspectos horizontais e verticais. Os dados obtidos nesta pesquisa demonstram a relevância da pluralidade como importante ferramenta analítica, didática e criativa utilizada na compreensão e na criação musical

ASSUNTO(S)

significados múltiplos ressignificação de acordes processo criativo musica análise harmonia

Documentos Relacionados