Relação entre a toxicidade de mono e sesquiterpenos identificados no óleo essencial de espécies dos gêneros Ocotea (Lauraceae) e Eugenia (Myrtaceae) sobre o ácaro rajado (Tetranycus urticae)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

201202

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo investigar a composição química do óleo essencial das folhas de Ocotea duckei e Ocotea glomerata e das folhas e frutos de Eugenia langsdorffii por CG-FID e CG-EM bem como avaliar a ação acaricida desses óleos essenciais e de seus compostos (de forma isolada e na forma de blendas) sobre o Tetranycus urticae. Os óleos das folhas das espécies do gênero Ocotea foram caracterizados pelo alto percentual de sesquiterpenos. Os principais compostos identificados foram o β-cariofileno (18,60,1%) e o valenceno (17,60,0%) no óleo da O. duckei e o Aromadendreno (17,30,6%) e β-cariofileno (14,60,3%) no óleo da O. glomerata. Os óleos das folhas e dos frutos da E. langsdorffii foram caracterizados pelo alto percentual de sesquiterpenos. Epilongipinanol (13,60,1%) e -eudesmol (12,30,2%) foram os componentes principais no óleo das folhas, enquanto que 10-epi--eudesmol (35,70,3%) e 1,10- di-epi-cubennol (15,60,3%) foram os constituintes majoritários identificados no óleo dos frutos. Todos os óleos testados foram tóxicos ao T. urticae. O óleo da O. duckei (CL50 = 0,52 μL L-1de ar) se mostrou 2,5 vezes mais tóxico do que o óleo da O. glomerata no teste de fumigação e 1,5 vezes mais tóxico do que o óleo da O. glomerata (CL50 = 7,22 μL/mL) no teste de contato residual. O óleo das folhas da E. langsdorffii (CL50 = 1,7 mL L-1 ar) foi 1,7 vezes mais tóxico do que o óleo dos frutos por fumigação, e 1,8 vezes menos tóxico por contato residual. A toxicidade por fumigação observada para todos os óleos foi muito inferior comparada com o controle positivo (eugenol). Entretanto, o efeito de contato residual dos óleos das folhas de O. duckei, O. glomerata e dos frutos da E. langsdorffii foram apenas 2,5; 4,0 e 6,7 vezes menor do que a do eugenol. A relação entre a propriedade acaricida dos constituintes e das blendas de todos os óleos investigados também é discutida.

ASSUNTO(S)

eugenia atividade acaricida ocotea tetranychus urticae Óleo essencial Ácaro rajado quimica chemical composition acaricidal activity essential oil composição química

Documentos Relacionados