Relacionamento entre influências ambientais e o comportamento de compra por impulso: um estudo em lojas físicas e virtuais. / "Environmental influences and impulse buying behavior: a physical and virtual stores study"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

A compra por impulso vem sendo discutida e pesquisada há mais de cinqüenta anos, porém um salto qualitativo ocorreu nos últimos anos com os esforços realizados em busca de modelos explicativos sobre esse tipo de comportamento. Esta tese tem como propósito reduzir essa lacuna no seu corpo teórico a partir do desenvolvimento de um modelo dos antecedentes e das conseqüências das compras impulsivas em dois ambientes distintos de compras: nas lojas físicas e nas lojas virtuais. Além disso, o estudo teve como objetivo avaliar a relação entre elementos ambientais de loja e o comportamento de compra por impulso. Para tanto, foi realizada uma pesquisa tipo survey com consumidores com experiência de compra pela Internet, sendo verificadas, a partir do emprego da técnica de modelagem de equações estruturais, as relações existentes entre o ambiente de loja, a impulsividade individual, a circulação na loja e a realização de compras impulsivas. Os resultados do estudo evidenciaram que o ambiente de loja afeta a ocorrência de compras por impulso. A impulsividade, igualmente influenciada por elementos do ambiente em lojas físicas, foi identificada como o antecedente de maior impacto sobre a realização de compras impulsivas. A partir da comparação entre os dois modelos propostos, foram identificadas diferenças entre os comportamentos de compra impulsiva entre lojas físicas e virtuais, principalmente em relação à importância dos elementos ambientais das lojas na Internet sobre as compras impulsivas. Quanto às conseqüências das compras impulsivas, evidenciou-se que as emoções positivas, para ambos ambientes de varejo, são os sentimentos mais freqüentes; os afetos negativos, como culpa ou frustração, não apresentaram grande impacto. Por fim, são expostas as contribuições acadêmicas e gerenciais do estudo, apontando caminhos para novos estudos na área.

ASSUNTO(S)

comportamento do consumidor retailing compras - psicologia consumer behavior buying psychology estabelecimentos comerciais

Documentos Relacionados