Representações e práticas de produtores rurais sobre saúde / doença, com ênfase na verminose em bovinos de leite, Pedro Leopoldo, Minas Gerais, 1999

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2000

RESUMO

Sob uma abordagem epidemiológica e emprego de metodologia qualitativa, forma visitadas 32 propriedades leiteiras e feitas entrevistas semi-estruturadas com os produtores visando conhecer as representações e praticas desses sobre o processo saúde/doença nos animais e a verminose bovina. Dos dados obtidos, parte foi armazenada no programa EPIINFO, onde procedeu-se analise de freqüência; e outra armazenada em um banco de dados do Microsoft Word e submetida à analise de conteúdo baseada em categorizações. Dos 32 entrevistados a maioria era do sexo masculino, com idade acima de 50 anos, esta na atividade leiteira há mais de 15 anos e residia na propriedade na propriedade. A maioria das propriedades tinha a produção leiteira como atividade principal, predominando um sistema de produção artesanal, onde as informações sobre sanidade, produção e custos eram sub-registrada e a assistência veterinária caracterizada por intervenções clinicas emergenciais. A saúde nos bovinos foram mais associadas a estrutura corpórea,representadas por estados antagônicos (magro/gordo) e também associadas à saúde e doença humana. A verminose bovina foi lembrada quase exclusivamente enquanto forma clinica, enfocando o tratamento curativo e sob um controle voltado para o individual, com ações centralizadas no uso de anti-helmíntico, evidenciando influencias mercadológicas e praticas na escolha do produto.

ASSUNTO(S)

epidemiologia teses. bovino doenças teses. trabalhadores rurais teses. saúde pesquisa teses. pesquisa qualitativa teses.

Documentos Relacionados