RESPONSABILIDADE SOCIAL NA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRÁFOS DIIRETORIA REGIONAL DE SANTA CATARINA: um estudo do clima organizacional e do balanço social na percepção dos stakeholders internos

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A Responsabilidade Social é um novo aspecto que deve estar inserido entre os objetivos e estratégias das organizações. Nos processos de avaliação empresarial, verifica-se que, além da análise econômico-financeira, existe por parte de algumas organizações a preocupação com os efeitos sociais de suas estratégias. Entretanto, mensurar a Responsabilidade Social tem sido um desafio enfrentado pelas organizações pela complexidade do tema e diversidade de ações realizadas. Entre os indicadores disponíveis, o Balanço Social é um instrumento que permite mensurar o desempenho da organização na área social, assim como a pesquisa de Clima Organizacional. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho foi analisar a Responsabilidade Social da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) a partir dos indicadores sociais internos. A pesquisa, classificada como exploratóriodescritiva, teve como estratégia um estudo de caso. A coleta dos dados deu-se em fontes secundárias balanços sociais da ECT, pesquisa de clima e pesquisa de satisfação sobre os benefícios da empresa e em fontes primárias entrevistas com stakeholders internos da DR/SC. Os dados coletados foram trabalhados na seguinte ordem: a) estudo dos balanços sociais da ECT e do Setor de Telecomunicações dos anos de 2004 e 2005; b) análise das pesquisas de Clima Organizacional da DR/SC dos anos de 2004 e 2005; c) cruzamento dos dados dos balanços sociais da ECT e das pesquisas de Clima Organizacional da DR/SC; d) estudo da pesquisa de satisfação de benefícios da DR/SC de 2006; e e) análise dos discursos dos entrevistados. Foram estabelecidos critérios de análise baseados nos indicadores sociais internos do modelo de Balanço Social IBASE. Analisou-se a correlação dos investimentos per capita dos balanços sociais da ECT com os do setor de telecomunicações, além da correlação dos investimentos dos balanços da ECT com o índice de favorabilidade da pesquisa de Clima Organizacional, utilizando a teoria de correlação linear de Pearson. Ao final, fez-se uma triangulação de dados da pesquisa, com os resultados das entrevistas. As conclusões deste estudo resultaram na identificação da percepção do público interno da DR/SC, revelando uma satisfação positiva em alguns indicadores pesquisados e focos de insatisfação naqueles relacionados às condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional, e remuneração. Ficou evidenciado que, apesar de a ECT demonstrar em seus balanços sociais a manutenção dos investimentos nos indicadores sociais internos, as pesquisas de Clima Organizacional e de satisfação com os benefícios, bem como as entrevistas realizadas mostraram que os stakeholders internos percebem as distorções entre discurso e prática da empresa.

ASSUNTO(S)

clima organizacional percepção dos stakeholders internos balanço social responsabilidade social da empresa administracao organizational climate perceptions of internal stakeholders social responsibility disclosure empresa brasileira de correios e telégrafos (ect) empresa brasileira de correios e telégrafos (ect)

Documentos Relacionados