Rodolfo Bernardelli, escultor moderno : análise da produção artítica e de sua atuação entre a Monarquia e a República / Rodolfo Bernardelli, modern sculptor : analysis of his artist production and of his a actuation between the Monarchy and the Republic
AUTOR(ES)
Maria do Carmo Couto da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Nossa tese de doutorado tem por objetivo contribuir para 0 conhecimento acerca da historia da arte brasileira do final do século XIX e começo do XX, por meio da analise de obras e dos momentos que marcaram a trajetória do escultor Rodolfo Bernardelli (1852-1931). O jovem aluno da Academia Imperial de Belas Artes começa a ganhar destaque no cenário das artes nacionais a partir da sua participação nas Exposições Gerais de Belas Artes, na década de 1870. Apos um período de estudo na Europa, o artista retornou ao Brasil em 1885 e por seus trabalhos realizados no exterior, foi denominado pela critica como artista moderno, recebendo as principais encomendas monumentais da época. Bernardelli foi o principal escultor da primeira década republicana no Brasil e Primeira Republica e atuou como diretor da Escola Nacional de Belas Artes ENBA, por cerca de 25 anos.
ASSUNTO(S)
arte - historia arte brasileira arte brasileira escultura européia art brazilian art brazilian european sculpture european sculpture
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000785279Documentos Relacionados
- A obra Cristo e a mulher adultera e a formação italiana do escultor Rodolfo Bernardelli
- A república dos antigos e a república dos modernos.
- FROM MONARCHY TO REPUBLIC: A STUDY OF PROGRESS AND CIVILIZATION S CONCEPTS IN RIO DE JANEIRO CITY BETWEEN 1868 AND 1906
- From the modern army to the military republic: barracks, politics and tension (1913-1977)
- O desafio moderno e o judiciário: ordem jurídica, tempo, espaço e atuação da justiça