"Sintonizando" Os Simpsons : discursos presentes na trilha sonora de um filme animado

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A presente pesquisa, com base no referencial teórico dos Estudos Culturais, inventaria e problematiza discursos musicais presentes no filme Os Simpsons (Estados Unidos, 2007, Estúdio 20Th Century Fox). A escolha do filme se deu pelo fato de que embora seja endereçado a sociedade americana [crianças, jovens e adultos] atinge, também, espectadores brasileiros por serem de uma sociedade capitalista que consome este artefato cultural midiático se vêem representados no filme e no seriado televisivo de mesmo nome. Os elementos para análises foram obtidos mediante várias sessões de audiências sonoro-visuais que buscaram responder a questão: como a música é representada no filme Os Simpsons? As análises apontam para diferentes modos musicais que operam no filme dentre os quais se podem destacar: música como criação; música como comunicação pela leitura e sátira; música como trilha sonora de um funeral pop; música como metáfora do ‘coração partido’, música como marca identitária de um personagem e música como epifania. Pode-se inferir também que o ‘programa musical’ do filme em questão possibilita pensarmos uma trilha sonora inspirada na intertextualidade, ou seja, o cinema que fala do cinema; pois pode-se perceber certa intenção de ‘convencimento’ do espectador em determinadas cenas em que a trilha sonora vem ‘colada’ com canções que evocam memórias, cenas, imagens de forma a demarcar, a ratificar o conteúdo conhecido, isto é, mesmo apresentado a uma cena inédita, a trilha sonora provoca uma série de ressignificações de ordem imagética, sonora e todo seu entorno.

ASSUNTO(S)

arte ensino televisão lazer

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