Sistema de controle emocional hedonista para criaturas artificiais / An hedonistic emotional control system

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/11/2007

RESUMO

O uso de emoções como metáfora computacional para o desenvolvimento de sistemas de controle para agentes autônomos tem recebido diversas contribuições na literatura recente. Nesta dissertação apresentamos uma arquitetura para um Agente Emocional Hedonista, inspirada parcialmente em diversas destas contribuições. Para tanto, desenvolvemos um controlador que confere comportamento autônomo a uma criatura artificial. Duas implementações foram realizadas: uma baseada em um algoritmo heurístico e a outra, em um algoritmo genético. Ambas as implementações consideram dois níveis de controle hierárquico: um nível de controle direto e um nível de decisão de metas. Desenvolveu-se um simulador para a criatura artificial onde diferentes controladores podem ser acoplados à criatura, por meio da rede, rodando como processos separados. Utilizou-se em ambos os casos "Medo", "Fome" e "Curiosidade" como metáforas emocionais. O trabalho sinaliza, entre outros resultados, a adequação dessas metáforas como design patterns para a construção do comportamento do agente, sugerindo um novo paradigma de programação no desenvolvimento de agentes, que substitui uma programação orientada a casos de uso por uma programação orientada a propósitos

ASSUNTO(S)

agente emocional hedonista emoções hedonistic emotional agent emotions

Documentos Relacionados