Social skills and academic performance : cognitive processes as moderation and mediation. / Habilidades sociais e desempenho acadêmico : processos cognitivos como moderadores e mediadores.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo geral examinar o papel de mecanismos análogos de processamento de informação requeridos no desempenho social (percepção social avaliada por meio do reconhecimento de expressões faciais) e no desempenho acadêmico (processos cognitivos avaliados em testes de raciocínio geral) que poderiam contribuir para a explicação teórica das relações que vêm sendo empiricamente identificadas entre déficits de habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem. No Estudo 1, os sujeitos foram 49 crianças (idade média=8,65 anos) de uma escola pública da região norte da cidade de São Paulo. No Estudo 2, réplica do primeiro, os sujeitos foram 32 crianças (idade média=8,22 anos) de uma escola pública da periferia do município de Cacoal-RO. O delineamento empregado foi ex-post-facto associado ao método correlacional. Os resultados mais significativos mostraram a função mediadora do raciocínio geral (processos cognitivos) na correlação entre habilidades sociais e desempenho acadêmico em crianças com idade superior a oito anos e seis meses. As habilidades sociais mais relacionadas ao raciocício geral e à leitura de expressões faciais foram as de cooperação e responsabilidade. Os resultados discutidos contribuíram para a teoria do Treinamento de Habilidades Sociais, dando mais suporte ao desenvolvimento de habilidades sociais na infância para prevenir as dificuldades de aprendizagem.

ASSUNTO(S)

learning disabilities habilidades sociais dificuldade de aprendizagem percepção social aprendizagem desenvolvimento humano educacao especial social perception cognição social skills cognition

Documentos Relacionados