Structure and ultrastructure of the spermatozoa of Prorops nasuta (Hymenoptera : Bethylidae) / Estrutura e ultra-estrutura dos espermatozóides de Prorops nasuta (Hymenoptera : Bethylidae)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Nas relações evolutivas entre os Hymenoptera ainda há muitas dúvidas devido à sua considerável diversidade, ao grande número de espécies e também ao pequeno tamanho da maioria dos himenópteros parasitóides, o que dificulta sua classificação. As investigações ultra-estruturais dos espermatozóides têm fornecido valiosas contribuições para o estudo filogenético de muitos grupos de animais, incluindo os insetos. Isso porque, os caracteres dessas células apresentam uma natureza mais conservativa do que aqueles morfológicos tradicionalmente usados. Assim, neste trabalho propusemos caracterizar a morfologia dos espermatozóides de Prorops nasuta (Hymenoptera: Bethylidae), utilizando as microscopias de luz e eletrônica de transmissão. Os espermatozóides em Prorops nasuta medem 665 μm de comprimento e são lineares e muito finos. Eles são constituídos de uma região de cabeça, consistindo de acrossomo e núcleo com 17,5 μm de comprimento, e uma região de flagelo, que inclui o axonema com arranjo microtubular 9+9+2, adjunto do centríolo, dois corpos acessórios e dois derivados mitocondriais. O flagelo possui diâmetro constante até aproximadamente a sua metade, tornando-se afilado e terminando, excepcionalmente, com uma longa porção bastante delgada. No núcleo, de cromatina compacta e elétron densa, ocorrem, posteriormente, várias áreas claras, como observado em algumas espécies de abelhas. O adjunto do centríolo corre em paralelo ao axonema e a um dos derivados mitocondriais, como ocorre na maioria dos Aculeata. Os derivados mitocondriais são simétricos em forma e diâmetro, diferindo da maioria dos Aculeata, exceto formigas. Também semelhante às formigas é a presença de material paracristalino nos dois derivados mitocondriais, embora o formato e a disposição desse material, nos derivados, diferem de todas as outras espécies já estudadas. De modo geral, os espermatozóides de Prorops nasuta são semelhantes àqueles da maioria dos Hymenoptera, entretanto apresentam várias características exclusivas o que confirma o potencial destas células em análises filogenéticas e taxonômicas da superfamília Chrysidoidea, bem como dos Hymenoptera em geral.

ASSUNTO(S)

wasp centriolar adjunct parasitoid parasitóide axonema prorops nasuta prorops nasuta vespa adjunto do centríolo biologia geral axoneme

Documentos Relacionados