Study of particulate filters performance and selection of respirators for use in mining. / Estudo de desempenho de filtros para particulados e seleção de respiradores para uso em mineradoras.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A proteção respiratória é largamente utilizada como medida de controle da exposição dos trabalhadores a particulados em suspensão no ar ambiente de trabalho em mineração. A composição química desses particulados influi nos efeitos sobre a saúde dos trabalhadores expostos e também pode afetar o desempenho do material filtrante dos respiradores. Materiais particulados oleosos suspensos no ar encontrados em ambientes de mineração podem afetar desfavoravelmente as cargas eletrostáticas comumente adicionadas às fibras dos filtros para particulados. Por essa razão os testes de laboratório dos filtros procuram simular algumas condições desfavoráveis encontradas nos ambientes de trabalho e incluem nos procedimentos de testes ensaios com substancias oleosas como o óleo de parafina ou o óleo de DOP. Os particulados não oleosos são representados nos ensaios por partículas de cloreto de sódio. O objetivo desta dissertação é comparar três métodos de ensaios para aprovação de filtros para particulados utilizados em respiradores purificadores de ar não motorizados e relacionar as condições de ensaios com as condições onde os filtros são usados em trabalhos de minerações. Para chegar a esse objetivo foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre os riscos da exposição a particulados na indústria mineral, o uso de equipamentos de proteção respiratória e mecanismos usados para filtração de particulados; estudados os métodos de teste descritos em três normas (EN 143 européia, 42 CFR 84 norte americana e NBR 13697 brasileira), comparados os princípios de funcionamento dos equipamentos de testes Moore´s e TSI 8110/8130, e analisados resultados de estudos comparativos realizados com esses equipamentos. Conclui que os métodos de testes de desempenho submetem os filtros a condições bem mais agressivas que aquelas encontradas na maioria das condições de trabalho de mineração; que os métodos de testes europeus e norte-americanos submetem os filtros a condições semelhantes, enquanto o método brasileiro é mais brando, uma vez que não requer que a eficiência do filtro seja medida durante e após a deposição de quantidades definidas de aerossol de teste; que equipamentos de testes mais modernos que os utilizados para aprovação de filtros no Brasil incorporam progressos tecnológicos que permitem melhor repetitividade de resultados; que resultados de estudos comparativos realizados entre laboratórios mostram boa correlação entre as medições da eficiência obtidas por equipamentos Moores utilizados na comunidade européia e Brasil, TSI 8110 e TSI 8130, este último utilizado pelo NIOSH nos EUA.

ASSUNTO(S)

breathing mining safety protective devices equipamentos de proteção (estudo comparativo) respiração segurança em mineração

Documentos Relacionados