Suíte para violoncelo solo de Gaspar Cassadó: linguagem nacionalista e a cultura popular espanhola
AUTOR(ES)
Andrêyna Dinoá Duarte Guerra
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
29/09/2011
RESUMO
The main objective of this research is to formulate interpretative principles and proposals from a comprehensive bibliographic study of folklore and stylistic elements of Spanish music. This research is established from a melodic and structural analysis of the Suite for Solo Cello by Gaspar Cassado, from the performers perspective, since the work is based on melodies and rhythms of Spain, as well as cultural elements of the Catalonia region. New interpretative challenges are established from the determination of stylistic features of the Suite, considering the composers origin and his compositional influences.
ASSUNTO(S)
sardana flamenco gaspar cassadó suíte musica gaspar cassadó suite flamenco sardana seguidilla seguidilha
ACESSO AO ARTIGO
http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2251Documentos Relacionados
- Suíte Nº 1 para violoncelo solo de Max Reger e a escrita de J.S. Bach: relações de dependência e identidade de linguagem
- Complexidade e Simplicidade: Paradoxo na Estrutura Composicional do Prelúdio da Suíte N. 5 para Violoncelo Solo de J.S. Bach
- Entre o violoncelo e o cavaquinho: música e sujeito popular em Machado de Assis
- Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação
- As paisagens sonoras do Brás: reapropriações da cultura popular na linguagem musical