Tecido de vozes: texturas polifônicas na cena contemporânea mineira / Tissue of voices: polyphonic textures on the contemporary scene in Minas Gerais
AUTOR(ES)
Elvina Maria Caetano Pereira
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
03/08/2011
RESUMO
A tese investiga as texturas teatrais produzidas no âmbito dos processos de criação colaborativa vivenciados por coletivos teatrais de Belo Horizonte, a partir de sua experiência de participação dentro do projeto Cena 3x4. O projeto, realizado de 2003 a 2005, pela Maldita Cia. em parceria com o Galpão Cine Horto, propunha a criação concomitante de quatro espetáculos teatrais por meio da pesquisa dos princípios colaborativos e do diálogo não somente criativo, mas também metodológico ocorrido entre os núcleos de criação compostos por grupos teatrais da cidade e por diretores e dramaturgos orientados por Antônio Araújo e Luiz Alberto de Abreu. A principal questão da tese concerne às possibilidades de texturas teatrais polifônicas que podem ser tecidas, tanto no plano enunciativo como no plano ficcional, em um processo de criação colaborativa. Ou seja, na medida em que o processo colaborativo garante aos criadores da cena um espaço de proposição eqüipolente, a partir de suas funções artísticas específicas, e privilegia o embate entre as matérias cênicas heterogêneas, ele como um sistema de criação polifônico resultaria, necessariamente, em uma dramaturgia também polifônica, cuja articulação textual tornaria visível tanto as marcas processuais quanto os rastros das vozes presentes na criação? Visando responder essas questões, examino o conceito de dramaturgia e texto, bem como as relações entre texto e cena no âmbito do pensamento teatral do século XX e da contemporaneidade e, por meio dos princípios colaborativos e das noções de polifonia, escritura e performatividade, analiso as relações entre os processos de criação investigados e as suas resultantes textuais.
ASSUNTO(S)
authorship autoria cena contempo coletivos teatrais collaborative process contemp dramaturgia processual polifonia polyphony processo colaborativo processual dramaturgy theatrical collectives
Documentos Relacionados
- A THOUSAND AND ONE VOICES: RE-READING SCHEHERAZADE IN CONTEMPORARY ARAB-AMERICAN FICTION
- As donas e as vozes: uma interpretação sociológica do sucesso das estrelas- intérpretes no carnaval de Salvador.
- WRITINGS FROM THE OUTSIDE: THE PRESENCE OF WRITERS FROM THE PERIFERIA (SHANTYTOWN SUBURBS) IN THE CONTEMPORARY LITERARY SCENE
- THE ENIGMA OF MPB AND THE WEB/CONSPIRACY OF THE VOICES: IDENTITY AND INTERTEXTUALITY IN THE MUSICAL DISCOURSE OF THE SIXTIES
- Derrida e a cena da tradução na cena da escrita de Freud