The disruptive representation of Diane Arbus : from the documental to the allegorical / A representação diruptiva de Diane Arbus : do documental ao alegorico
AUTOR(ES)
Emy Kuramoto
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Este trabalho procura investigar a obra da fotógrafa norte-americana Diane Arbus (1923-1971). Primeiramente abordando as principais discussões que se aninharam em torno dela, salientando o componente mítico-alegórico que a percorre, e, depois, divisando e discutindo, na forma de ensaios, alguns motivos e aspectos particulares às suas imagens. Estão em debate sua ruptura com o documentarismo clássico; os pontos de inflexão de sua carreira e de seu estilo representativo; o exercício irônico de sua fotografia; a criação de um universo próprio, a filiação com o carnavalesco; a presença renitente de fantasias e máscaras em seu trabalho ?tanto no sentido estrito (como referentes) como no sentido metafórico?; sua faceta paródica; os traços relativos à ambiência de suas imagens; e, por fim, seu percurso biográfico e profissional
ASSUNTO(S)
allegory retratos carnaval photography aesthetics portrait alegoria fotografia carnival estetica
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000400416Documentos Relacionados
- A Constituição de coleções especializadas em artes cênicas: do imaterial ao documental
- Do armário à tela global : a representação social da homossexualidade na telenovela brasileira
- Das ruas a tela : a representação da violencia na midia eletronica
- Da festa da representação a representação da festa: apontamentos sobre a transformação do tempo-espaço carnavalesco
- No estudio do fotografo : representação e auto-representação de negros livres, forros e escravos no Brasil da segunda metade do seculo XIX