The guarani mbyá agricultural system and the folk varieties (avaxi eteí): a case study of the guarani families of Cardoso s Island, Cananéia, SP. / O sistema agrícola guarani Mbyá e seus cultivares de milho: um estudo de caso na aldeia guarani da Ilha do Cardoso, município de Cananéia, SP.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

Foi analisado, através de uma descrição pontual e circunstancial, o sistema agrícola praticado por algumas famílias Guarani Mbyá residentes na região Sudeste do Brasil. O local escolhido para um estudo de caso foi a aldeia Guarani Yvyty, localizada na Ilha do Cardoso, município de Cananéia, São Paulo. Dentro dessa descrição, foram enfocados alguns aspectos do manejo agrícola Guarani que estariam voltados para a conservação in situ do milho por eles cultivado, o avaxí eteí. Os dados obtidos para a presente dissertação basearam-se nas técnicas de trabalho de campo comumente utilizadas hoje nas Ciências Socias como: observações diretas em campo e coleta de informações com informantes chaves (utilizando-se de um roteiro semi-estruturado para as questões a serem abordadas). Buscou-se identificar a origem e o tempo de introdução dos cultivares agrícolas que cada família detinha em suas áreas de roças e técnicas de uso do solo, plantio, colheita, seleção e armazenagem empregadas para o cultivo do milho Guarani. Para embasar as discussões apresentadas no presente estudo, foram consultados alguns autores que, a partir da década de cinqüenta, utilizando-se de fontes históricas e também produzindo novos levantamentos, trataram de aspectos da cultura, território e agricultura Guarani. Os dados analisados demonstram que a prática do sistema agrícola Guarani Mbyá está relacionada, sobretudo, à organização sociocultural deste grupo indígena. A conservação in situ dos cultivares de avaxí eteí presentes nas áreas de roça das famílias Mbyá é viabilizada pelos mais variados mecanismos que compõem o seu sistema agrícola e que favorecem a manutenção e o aumento da variabilidade genética de seus cultivares. Dentre esses mecanismos destaca-se a constante prática da importação de cultivares para dentro de uma mesma área de roça viabilizada pelas redes de troca estabelecidas entre parentes, pelos laços matrimoniais e mudanças na constituição familiar.

ASSUNTO(S)

agricultura tradicional maize guarani indian traditional agriculture milho social organization sistema agrícola índio guarani organização social agricultural system

Documentos Relacionados