The Moscow Art Theatre studios and the formation of the theatrical pedagogy in the Twentieth Century / Os estudios do Teatro de Arte de Moscou e a formação da pedagogia teatral no seculo XX
AUTOR(ES)
Camilo Scandolara
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Este trabalho aborda a experiência dos estúdios do Teatro de Arte de Moscou (T.A.M.) como um dos pilares da formação da tradição teatral ocidental do século XX. Os estúdios do T.A.M. inserem-se em um movimento característico do processo de renovação teatral do início do século passado: o afastamento em relação aos centros da produção com o objetivo de reconstruir o ofício do ator e do diretor desde as suas bases. Partindo da constatação de que renovar o teatro implicava, antes de tudo, em criar uma pedagogia teatral sólida, Leopold Sulerjítski, Evguiêni Vakhtângov e Konstantin Stanislávski geraram espaços de experimentação nos quais a pedagogia era concebida como ato criativo, como atividade de invenção de possibilidades de teatro. Utiliza-se nesta pesquisa a análise das trajetórias de Sulerjítski e de Vakhtângov junto aos estúdios como referência para a compreensão do estabelecimento de um entendimento do fazer teatral que antecede e transcende a dimensão do espetáculo
ASSUNTO(S)
acting russian drama teatro russo teatro - historia educação stage history education representação teatral
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000410155Documentos Relacionados
- A peregrinação ocidental no teatro de Afonso Álvares (XVI) e Xavier Lama (século XX)
- O LUME no contexto do Teatro de Pesquisa do Século XX
- The brazilians bioengineering on XX century: arts state
- Formação corporal de professoras de bebês: contribuições da Pedagogia do Teatro
- Tragédia familiar: a formação do indivíduo burguês em obras literárias brasileiras do século XX